sábado, 8 de agosto de 2009

A saga do lixo...

Na Suiça, a acção (ou será que já é ação?) tão comum de ir "despejar o lixo" ganha outro significado. Em primeiro lugar, o lixo só pode ser "despejado" duas vezes por semana, no meu caso às terças e sextas... E o "ir despejar o lixo" significa descer as escadas com o saquito na mão e deixar à porta de casa MAS SÓ E SÓ nos dias de colecta (ou será que já é coleta?). Porque se não já se sabe que se tem um papel afixado algures de alguém a dizer que só se deve meter o lixo nos dias específicos, blá blá, por causa do ambiente e mais não sei o quê.
Para se executar a função de "ir despejar o lixo" com nota 20 deve ter-se em atenção que o saco não deve ir meio vazio (ou meio cheio, lá está) porque se não já se sabe que se terá um segundo papel afixado algures a dizer que o saco deve estar completamente cheio, blá blá, por causa do ambiente e mais não sei o quê.
Isto tudo para dizer que por causa destas regras e regrinhas tenho a cozinha cheia de mosquitos...

E agora a reciclagem, que isto não acaba aqui... PET e alumínio (as belas das conservas!) são despejados no supermercado. Um colega meu disse-me que o vidro também era despejado no supermercado... Mas ele vive em Lausanne e o que eu não pensei foi que se calhar em Lausanne as coisas são diferentes... E assim lá fui com 3 sacos de vidros (ao fim de 3 meses uma pessoa pode acumular muito vidro, acreditem...) e um de PET e alumínio até ao supermercado... No supermercado, sim, vi PET e alumínio mas nada de garrafas... Lá telefono a um amigo "Não, não! O vidro eles recolhem na tua casa uma vez por mês!" ... "Dentro de sacos??" ... "Não, tens de comprar um caixote!" Lá voltei carregada com os 3 sacos, a fazer "tlim tlim" das garrafas que se riam do meu esforço de emigrante. No dia seguinte, ao almoço, lá comprei o bendito caixote. E lá andei com ele até ao trabalho onde ficou a olhar para mim durante a tarde e depois lá foi comigo no autocarro ao final do dia. De manhã lá o deixei à espera do senhor do vidro e à tarde lá me esperava à porta de casa. Parece que tenho um novo amigo! Dia 19 é a saga do papel...........

1 comentário:

Unknown disse...

A Suiça em grande estilo! :)