quarta-feira, 3 de março de 2010

Burocracias suiças

Há quem diga que Portugal é burocrático. É verdade, para tudo e mais alguma coisa é preciso o papel, o carimbo, o selo, a assinatura, o formulário, sabe-se lá mais o quê. Mas desengane-se quem pensa que é só em Portugal.

Por exemplo, os passinhos que se têm de fazer para trocar a matrícula de um veículo e passá-la de Portuguesa para Suiça... Ei-los.

Já feito:
1) Ir à "Zoll", conhecida por alfândega, declarar o carro. Deram-me um papel chamado "Prüfungsbericht" que terei de apresentar futuramente na polícia. (Paga!)
2) Contactar a futura companhia de seguros. Dizem-me que primeiro tenho de apresentar o carro na oficina para ver se está tudo bem com o carro...
3) Ir à oficina. Dizem-me que não, primeiro tenho de ir ao centro de inspecções e trazer o papel x...
4) Ir ao centro de inspecções... No guichet dão-me um papel, uma mera lista de documentos que terei de apresentar, e dizem-me que tenho de voltar à oficina para fazer o teste do COC (?) e arranjar o documento provisório do seguro, só depois posso lá voltar...
5) Contactar de novo a companhia de seguros para pedir o "Versicherungsnachweis", o tal seguro provisório com nome pomposo... Dizem-me que precisam do tal "Prüfungsbericht".
6) Mandar o tal papel. Receber o "Versicherungsnachweis".

A fazer:
7) Ir de novo à oficina. Ver se está tudo bem com o carro, especialmente o tal COC (?) (Paga!)
8) Ir de novo ao centro de inspecções. Marcar data para lá voltar.
9) Voltar lá no dia marcado. Esperar 80 minutos pela inspecção. Rezar para que passe. (Paga!)
10) Ir à polícia apresentar o carro. Receber matrícula nova. (Paga!)
12) Passar de seguro provisório a seguro definitivo. (Paga!)
11) Gritar de felicidade por estar concluído o processo e de horror ao ver a conta bancária visivelmente diminída...

Sem comentários: