segunda-feira, 13 de abril de 2009

"Os Maias", no Trindade

Ontem fui ao Teatro. Surpresa agradável! De facto, não estava à espera, a ida ao teatro apareceu como um convite: “tenho 2 bilhetes para o teatro, “Os Maias”, querem ir?” Óbvio que sim, nunca se recusa uma ida ao teatro.

Fui sem expectativas, eu tinha lido o livro, o T. não. O elenco era de luxo, com José Fidalgo como Carlos da Maia, Sofia Duarte Silva como Maria Eduarda e José Airosa como João da Ega num papel brilhante.

A peça em si, para quem leu o livro torna-se familiar, uma nova perspectiva do romance de Carlos e Maria Eduarda, um pouco secundarizado. A sátira, atrever-me-ia a dizer, o motivo principal do Eça, é subtil. Mesmo a personalidade forte de Maria Eduarda, a sua inteligência a dialogar sobre assuntos da época com Carlos, não é perceptível, relegando-a quase para uma mulher banal, quase fútil, com um passado obscuro. Parece que foi intenção tornar a peça leve, cómica, fácil de levar. Para quem não leu o livro ou não o estudou na escola, perceber a trama torna-se difícil.
Mas claro, não posso deixar de dizer: vão ao teatro e digam-me o que acharam. E se não tiverem oportunidade de ver esta peça, escolham outra. Mas vão!

1 comentário:

*L.E.S* disse...

Deve ser interessante!

Bj*